segunda-feira, 1 de junho de 2015

Arborização de Fortaleza é tema de audiência pública nesta terça-feira, dia 2, na Uece.

Compondo a programação da Semana do Meio Ambiente em Fortaleza, a Câmara Municipal realiza na próxima terça-feira, dia 2, na Universidade Estadual do Ceará (Uece), audiência pública para discutir a situação da arborização na capital. Requerida pelo Mandato Ecos da Cidade | Vereador João Alfredo (PSOL), o encontro tem como objetivo reunir órgãos públicos, movimentos ambientalistas e demais interessados para debater o problema da retirada de árvores das ruas de Fortaleza.

Muitas obras e pouco planejamento ambiental têm sido uma soma crucial para a subtração de árvores na cidade. Seja por intervenções na malha viária, ampliação de prédios ou podas drásticas realizadas pelo poder público, a retirada de plantas tem mudado constantemente a paisagem urbana e a qualidade de vida dos moradores. Essa realidade impõe maior planejamento das obras, rigor no cumprimento das leis de proteção e compensação ambiental, além de manutenção adequada para as árvores com maior idade.

De acordo com matéria publicada pelo jornal O Povo em fevereiro deste ano, a Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) só cumpriu metade da previsão do Plano de Arborização de Fortaleza para 2014. Das oito mil árvores anunciadas, apenas quatro mil foram de fato plantadas. Por lei, a supressão da vegetação deve ser compensada através do replantio de, no mínimo, o dobro das árvores subtraídas.

Durante a audiência pública da próxima terça-feira, a doutora em Geografia e professora da Uece, Lúcia Brito, apresentará sua pesquisa sobre o mapeamento das áreas verdes de Fortaleza, incluindo áreas degradadas e não degradadas. Também estão convidados para o debate:

- representantes das universidades: professor Luiz Cruz (Programa de Pós-Graduação em Geografia da Uece), professor Gemele Santos (IFCE), professor Oyrton Azevedo (Engenharia Ambiental e Sanitária da UNIFOR), professora Ana Bárbara de Araújo Nunes (Engenharia Ambiental da UFC), professor Jeovah Meireles (Programa de Pós­Graduação em Geografia da UFC), Observatório das Metrópoles (UFC), Departamento de Engenharia de Transportes (UFC), Departamento de Arquitetura e Urbanismo (UFC).
- instituições da sociedade civil: OAB, CREA, IAB, Sindicato dos Engenheiros do Ceará, Cearah Periferia, CETRA, Adital, Cufa, Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Ceará, Cáritas Arquidiocesana.
- movimentos organizados: Movimento dos Conselhos Populares (MCP), Fórum Direitos Urbanos, Movimento Livre pelo Direito à Moradia, Movimento Pró-Árvore, Movimento Pró-Parque, Rede de Catadores de Resíduos Sólidos Recicláveis do Estado do Ceará.
- representantes do poder público: Seuma, Secretaria Municipal da Infraestrutura, Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, Secretarias Executivas Regionais, Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb), Superintendência Estadual de Meio Ambiente (Semace), Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, Autarquia de Regularização, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento (ACFor), Ministério Público do Estado do Ceará.

Para conferir a programação completa da Semana do Meio Ambiente 2015, clique aqui.

Serviço:
Audiência Pública sobre situação da arborização de Fortaleza
Terça-feira, dia 2 de junho, às 14h30
Universidade Estadual do Ceará, Campus Itaperi, Auditório Paulo Petrola (auditório da Reitoria)
Avenida Dr. Silas Munguba, 1700, Fortaleza – CE
Mais informações: 3444.8361

Nenhum comentário:

Postar um comentário