Com a proposta de debater o extermínio de jovens brasileiros, posicionando-se contra essa triste realidade, será realizado no próximo sábado (13), o "Seminário Pela Vida da Juventude: Discutindo o Mapa da Violência 2014". O encontro acontece no Cuca Mondubim e terá a presença do coordenador da área de estudos sobre a violência da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO) e organizador do próprio Mapa da Violência, Julio Jacobo Waiselfisz.
De acordo com os dados do Mapa da Violência 2014, 30.072 adolescentes e jovens, com idades entre 15 e 29 anos, foram vítimas de homicídio. O número representa 53,4% do total de mortes desse tipo no país, 91,6% também eram homens. A pesquisa mostra um crescimento de 13,4% nos registros de homicídios, em comparação a números de 2002. Foram 1.443 em 2002, pulando para 3.840 em 2012, isso representa um crescimento de 166,1% e aumenta a média de dez pessoas mortas por dia.
No Ceará constata-se um aumento nos números, 63% das vítimas de homicídio são adolescentes e jovens do sexo masculino, entre 15 e 29 anos. Esses dados nós levam a repensar as políticas públicas praticadas no estado. Estratégias violentas como repreensão e endurecimento de medidas não tem surtido efeito, somente têm agravados os níveis de violência.
Presente desde o ano 2012 em Fortaleza, Terre des hommes Brasil vem desenvolvendo um trabalho de prevenção à violência juvenil em dois níveis. Nas comunidades por meio das escolas, difundindo mecanismos de mediação, práticas restaurativas e cultura de paz, o que permite que a escola lide com conflitos antes que eles se agravem. E no sistema de justiça, com adolescentes em conflito com a lei, na prevenção da reincidência, impedindo que ele volte a praticar atos infracionais e que seja vitima do mesmo.
O Seminário é aberto à população e é promovido por meio de uma parceria entre o Fórum de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fórum FDCA), do qual Terre de hommes Brasil é integrante, a Rede de Articulação do Jangurussu e Ancurí (REAJAN), a Rede DLIS, e a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Mulher, da Juventude, da Criança e do Idoso da Câmara Municipal de Fortaleza.
Terá início a partir das 8h, com credenciamento e café da manhã. Às 9h, uma mesa redonda irá debater os dados apontados pelo Mapa da Violência 2014, destacando o contexto do Ceará. À tarde, acontece o lançamento do documentário “Pela Vida da Juventude”, seguido de uma roda de diálogo sobre a condição dos jovens na periferia, com grupos e coletivos juvenis de comunidades periféricas de Fortaleza e Região Metropolitana.
Serviço:
"Seminário Pela Vida da Juventude: Discutindo o Mapa da Violência 2014"
Data: 13 de setembro de 2014 (sábado)
Local: Cuca Mondubim (Rua Santa Marlúcia, s/n, Mondubim - Fortaleza - CE)
Horário: 08h00 as 17h30
Inscrições: http://goo.gl/ WUyopp
Nenhum comentário:
Postar um comentário