Compondo a programação da Semana do Meio Ambiente em Fortaleza, a Câmara Municipal realiza na próxima terça-feira, dia 2, na Universidade Estadual do Ceará (Uece), audiência pública para discutir a situação da arborização na capital. Requerida pelo Mandato Ecos da Cidade | Vereador João Alfredo (PSOL), o encontro tem como objetivo reunir órgãos públicos, movimentos ambientalistas e demais interessados para debater o problema da retirada de árvores das ruas de Fortaleza.
Muitas obras e pouco planejamento ambiental têm sido uma soma crucial para a subtração de árvores na cidade. Seja por intervenções na malha viária, ampliação de prédios ou podas drásticas realizadas pelo poder público, a retirada de plantas tem mudado constantemente a paisagem urbana e a qualidade de vida dos moradores. Essa realidade impõe maior planejamento das obras, rigor no cumprimento das leis de proteção e compensação ambiental, além de manutenção adequada para as árvores com maior idade.
De acordo com matéria publicada pelo jornal O Povo em fevereiro deste ano, a Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) só cumpriu metade da previsão do Plano de Arborização de Fortaleza para 2014. Das oito mil árvores anunciadas, apenas quatro mil foram de fato plantadas. Por lei, a supressão da vegetação deve ser compensada através do replantio de, no mínimo, o dobro das árvores subtraídas.
Durante a audiência pública da próxima terça-feira, a doutora em Geografia e professora da Uece, Lúcia Brito, apresentará sua pesquisa sobre o mapeamento das áreas verdes de Fortaleza, incluindo áreas degradadas e não degradadas. Também estão convidados para o debate:
- representantes das universidades: professor Luiz Cruz (Programa de Pós-Graduação em Geografia da Uece), professor Gemele Santos (IFCE), professor Oyrton Azevedo (Engenharia Ambiental e Sanitária da UNIFOR), professora Ana Bárbara de Araújo Nunes (Engenharia Ambiental da UFC), professor Jeovah Meireles (Programa de PósGraduação em Geografia da UFC), Observatório das Metrópoles (UFC), Departamento de Engenharia de Transportes (UFC), Departamento de Arquitetura e Urbanismo (UFC).
- instituições da sociedade civil: OAB, CREA, IAB, Sindicato dos Engenheiros do Ceará, Cearah Periferia, CETRA, Adital, Cufa, Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Ceará, Cáritas Arquidiocesana.
- movimentos organizados: Movimento dos Conselhos Populares (MCP), Fórum Direitos Urbanos, Movimento Livre pelo Direito à Moradia, Movimento Pró-Árvore, Movimento Pró-Parque, Rede de Catadores de Resíduos Sólidos Recicláveis do Estado do Ceará.
- representantes do poder público: Seuma, Secretaria Municipal da Infraestrutura, Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, Secretarias Executivas Regionais, Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb), Superintendência Estadual de Meio Ambiente (Semace), Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, Autarquia de Regularização, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento (ACFor), Ministério Público do Estado do Ceará.
Para conferir a programação completa da Semana do Meio Ambiente 2015,
clique aqui.
Serviço:
Audiência Pública sobre situação da arborização de Fortaleza
Terça-feira, dia 2 de junho, às 14h30
Universidade Estadual do Ceará, Campus Itaperi, Auditório Paulo Petrola (auditório da Reitoria)
Avenida Dr. Silas Munguba, 1700, Fortaleza – CE
Mais informações: 3444.8361