Ano eleitoral é assim, ânimos em alerta e mentes trabalhando a todo vapor.
2014 promete ser um ano diferenciado,
pois será repleto de eventos especiais que já fazem parte do cotidiano popular.
Copa do mundo no Brasil eleições
que prometem impor um ritmo pulsante de renovação de quadros políticos em todo
o Brasil são os principais destaques do ano que já começa fervendo em todos os
aspectos. Na política os partidos já planejam suas campanhas em torno de se
criar plataformas propositivas atentas às vontades populares, não é raro nos
depararmos como manifestações partidárias em busca do entendimento dos anseios
populares, basta atentar para as inúmeras temáticas que vem se desenvolvendo em
todo o país criando-se debates nos mais variados assuntos de interesse popular,
tudo isso a fim de definir a melhor estratégia para captação do voto
consciente.
Para entender melhor o marketing
político/marketing eleitoral é preciso definir conceitos e posicionamentos
diferenciados visando a composição correta do planejamento de campanha, se não
vejamos:
O marketing político é um conjunto de técnicas e procedimentos que tem
como objetivos adequar um candidato/candidata ao seu eleitorado potencial,
procurando fazê-lo, num primeiro momento, conhecido do maior número de
eleitores possível e, em seguida, mostrando o diferente de seus adversários,
obviamente melhor posicionado.
Adequar o candidato/candidata ao seu eleitorado potencial significa,
basicamente, saber o que pensam e o que querem os eleitores em determinado
momento.
A partir dessas informações é possível compatibilizar o discurso do
candidato/candidata com os anseios do eleitorado, fazendo com que se posicione
de acordo com as preocupações da sociedade, sem contrariar sua história
política.
O marketing político é algo mais permanente; está relacionado com a
formação da imagem em longo prazo.
“O marketing eleitoral consiste em
implantar técnicas de marketing político e comunicação social integrados, de
forma a conquistar a aprovação e simpatia da sociedade, construindo uma imagem
do candidato que seja sólida e consiga transmitir confiabilidade e segurança à
população elevando o seu conceito em nível de opinião pública.” ¹
¹ MANHANELLI, Carlos Augusto. Eleição é Guerra. São Paulo: Summus, 1992,
p. 22.
www.eloamuniz.com.br
Os
conceitos destacados acima de autoria do comunicador e marqueteiro Eloá Muniz, apresentam
a exata diferença ente marketing político e marketing eleitoral, as duas
vertentes, se bem planejadas, definem o que chamamos de caminho político a ser
percorrido em uma campanha política, seja majoritária ou proporcional.
Em tempos
de manifestações populares o que se esperar de um plano de campanha eleitoral é
oferecer ao eleitor uma ampla e heterogênea plataforma de mandato compondo suas
propostas de forma coerente e direcionada buscando apresentar ideias para os
mais diversificados nichos políticos e sociais.
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