segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Marketing político e eleitoral: conceitos e estratégias

Ano eleitoral é assim, ânimos em alerta e mentes trabalhando a todo vapor.



2014 promete ser um ano diferenciado, pois será repleto de eventos especiais que já fazem parte do cotidiano popular.

Copa do mundo no Brasil eleições que prometem impor um ritmo pulsante de renovação de quadros políticos em todo o Brasil são os principais destaques do ano que já começa fervendo em todos os aspectos. Na política os partidos já planejam suas campanhas em torno de se criar plataformas propositivas atentas às vontades populares, não é raro nos depararmos como manifestações partidárias em busca do entendimento dos anseios populares, basta atentar para as inúmeras temáticas que vem se desenvolvendo em todo o país criando-se debates nos mais variados assuntos de interesse popular, tudo isso a fim de definir a melhor estratégia para captação do voto consciente.

Para entender melhor o marketing político/marketing eleitoral é preciso definir conceitos e posicionamentos diferenciados visando a composição correta do planejamento de campanha, se não vejamos:

O marketing político é um conjunto de técnicas e procedimentos que tem como objetivos adequar um candidato/candidata ao seu eleitorado potencial, procurando fazê-lo, num primeiro momento, conhecido do maior número de eleitores possível e, em seguida, mostrando o diferente de seus adversários, obviamente melhor posicionado.
Adequar o candidato/candidata ao seu eleitorado potencial significa, basicamente, saber o que pensam e o que querem os eleitores em determinado momento.
A partir dessas informações é possível compatibilizar o discurso do candidato/candidata com os anseios do eleitorado, fazendo com que se posicione de acordo com as preocupações da sociedade, sem contrariar sua história política.
O marketing político é algo mais permanente; está relacionado com a formação da imagem em longo prazo.
“O marketing eleitoral consiste em implantar técnicas de marketing político e comunicação social integrados, de forma a conquistar a aprovação e simpatia da sociedade, construindo uma imagem do candidato que seja sólida e consiga transmitir confiabilidade e segurança à população elevando o seu conceito em nível de opinião pública.” ¹

¹ MANHANELLI, Carlos Augusto. Eleição é Guerra. São Paulo: Summus, 1992, p. 22.
www.eloamuniz.com.br


Os conceitos destacados acima de autoria do comunicador e marqueteiro Eloá Muniz, apresentam a exata diferença ente marketing político e marketing eleitoral, as duas vertentes, se bem planejadas, definem o que chamamos de caminho político a ser percorrido em uma campanha política, seja majoritária ou proporcional.


Em tempos de manifestações populares o que se esperar de um plano de campanha eleitoral é oferecer ao eleitor uma ampla e heterogênea plataforma de mandato compondo suas propostas de forma coerente e direcionada buscando apresentar ideias para os mais diversificados nichos políticos e sociais. 

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