segunda-feira, 13 de abril de 2015

#DicaLegislativa: Educação profissional mudando cenários econômicos e sociais.

Não se pode falar em avanços sociais sem antes oferecer condições para valorização humana.
Por Fábio Tajra.

É dever do Poder Público, independente da esfera administrativa, oferecer condições para o amplo desenvolvimento humano, principalmente em se tratando de garantir qualificação e requalificação profissional nos mais diversos bairros e comunidades, priorizando os mais carentes.

Os municípios que abrigam em sua esfera administrativa órgão especifico para gestão de Recursos Humanos e formação de mão de obra, devem elaborar plano de ação voltado para o oferecimento de cursos de pequena e média duração que representarão em médio  e longo prazo, avanços na estrutura econômica da localidade, bairros ou comunidades. Esta ação poderá formar profissionais aptos ao desenvolvimento de inúmeras atividades gerando emprego e renda.

Caso o município não tenha um órgão especifico o projeto poderá ser gerido pela Secretaria de Educação Municipal que, através de parcerias, poderá criar programa de cursos e elaboração de calendário especifico.

A criação de um Programa Municipal de Educação Profissional gerido pelo município é um ato simples, de custo relativamente baixo que promoverá adequação as exigências de empresas de qualquer porte.

Este projeto pode ser fruto de tramitação legislativa em formato indicativo devendo sua aprovação ser encaminhada ao Poder Executivo.  

#FicaDica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário