terça-feira, 28 de abril de 2015

Cristhina Brasil destaca discussões promovidas pelo seu mandato

Silmara Cavalcante28/04/205.

Vereadora integra a bancada do PTdoB na Câmara Municipal - Foto: Genilson de Lima
Vereadora integra a bancada do PTdoB na Câmara Municipal – Foto: Genilson de Lima


Em pronunciamento realizado, na manhã desta terça-feira, 28, a vereadora Cristhina Brasil (PTdoB) destacou duas audiências públicas requeridas pelo seu mandato. Uma aconteceu na última quinta-feira (23), que discutiu a acessibilidade das calçadas de Fortaleza, e a outra ocorreu ontem (27), que debateu a melhoria das condições de trabalho dos profissionais de saúde do IJF, de nível superior, bem como, a melhoria salarial.
“Vamos instrumentalizar a discussão e encaminhar ao Prefeito para a melhoria do projeto de expansão, principalmente, aquele que envolve a mobilidade urbana. Discutimos proposituras para que o Prefeito pudesse estudar o escalonamento, a melhoria de condições de trabalho e salário para os profissionais de nível superior”, frisou a vereadora.8 abril, 2015.

Fonte: http://wp.cmfor.ce.gov.br/

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Vereador Paulo Diógenes sugere Clínica de Recuperação para Dependentes Químicos, gerida pelo município.

O Projeto de Indicação n. 125/15 entra em pauta na sessão de hoje (22/04/2105).

A dependência química é uma chaga social que avança de forma significa a cada ano, matando jovens, adultos e velhos de qualquer classe social, sem restrição alguma.

Nos casos onde a família do dependente é dotado de condições financeiras o depende tem a oportunidade de receber tratamento referente a recuperação em clínicas especializadas privadas.

O  Vereador Paulo Diógenes (PSD), pensando nas famílias menos favorecidas financeiramente, deu entrada no Projeto de Indicação n. 125/15 que diz: DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DA "CLINICA MUNICIPAL DE RECUPERAÇÃO DE DEPENDENTES QUÍMICOS" E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

A matéria sugere a criação de uma clínica de recuperação administrada pela prefeitura de Fortaleza dotada de equipe multidisciplinar capaz de desenvolver projetos de prevenção ao consumo de drogas e promoção de ações e recuperação dos dependentes químicos.

A matéria lida na sessão plenária de hoje 22/04 foi bem aceita pelo plenário e segue para avaliação das comissões daquela Casa.

   









terça-feira, 21 de abril de 2015

Pedra Branca poderá ter "Dia do Agricultor"

A propositura segue para análise das comissões da Câmara Municipal de Pedra Branca.

Vereadora Elis Regina (PSDB).
A iniciativa foi da Vereadora Elis Regina (PSDB) que sensível a categoria dos trabalhadores rurais impetrou matéria legislativa de número 02/2015 que diz: "Institui o dia do Agricultor no município de Pedra Branca, estado do Ceará, e da outras providências". 

O projeto sugere que o no dia 28 de julho de cada ano, subsequente à aprovação desta Lei, seja realizada no município uma vasta programação em prol da categoria visando o oferecimento de serviços diversos.

Elis Regina também aponta que a Secretaria de Agricultura do Município de Pedra Branca organize e gerencie as ações referentes ao dia 28, podendo ainda formalizar parcerias com Sindicato Rural, Câmara Municipal, outros poderes e demais instições que apoiam a causa ruralista.

O projeto foi muito bem aceito pela comunidade rural de Pedra Branca que promete cobrar do Poder Executivo a aprovação do mesmo.



Dia do Agricultor é celebrado em 28 de julho, data criada em razão de ter sido nesse dia, em 1960, a fundação do Ministério da Agricultura, no mandato de Juscelino Kubitschek.

Fábio Tajra.

sexta-feira, 17 de abril de 2015

ROBERT PROPÕE SUPERVISÃO DE SEGURANÇA URBANA NA CIDADE DE FORTALEZA

A ideia é criar efetivo de segurança junto a Guarda Municipal para patrulha a cidade  em conjunto com a Polícia Militar. 

Na última sessão plenária da Câmara Municipal de Fortaleza (16/04/2015) iniciou-se a tramitação do Projeto de Indicação n. 122/15 que diz: AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A CRIAR A SUPERVISÃO DE SEGURANÇA URBANA NA CIDADE DE FORTALEZA, E ADOTA OUTRAS PROVIDÊNCIAS. 

O Art. 1º do projeto estabelece as atribuições do programa:

1. Desenvolver estratégia de monitoramento móvel realizada nos bairros de Fortaleza em parceria com a Polícia Militar do Estado do Ceará; 

2. A Supervisão de Segurança Urbana deverá contar com central telefônica própria disponível 24 (vinte quatro) horas por dia sete dias por semana para receber denúncias dos cidadãos (as) que flagrarem atos ilícitos diversos;

3. Em caso de denúncias de ações de meliantes em estabelecimentos públicos municipais a Guarda Municipal de Fortaleza deverá ser acionada de imediato, podendo solicitar suporte da Polícia Militar do Ceará. 

4. A Supervisão de Segurança Urbana deverá contar com equipe móvel de composta por guardas municipais em viaturas para o desenvolvimento de ações de fiscalização e repressão as atos ilícitos nos mais diversos bairros de Fortaleza. 

5. Caberá a Secretaria de Segurança Cidadã à elaboração de estratégias logísticas para o desenvolvimento do programa Supervisão de Segurança Urbana em todos os bairros de Fortaleza.

O vereador reconhece que o dever de manter a segurança é do Estado mais esclarece que a situação caótica que vive a sociedade com relação aos índices alarmantes de violência requer união de forças.

A proposta aponta que a gerência da Supervisão de Segurança Urbana ficará a cargo da Secretaria de Segurança Cidadã de Fortaleza que estabelecerá todos os critérios normatizados pelo projeto.

A matéria segue para analise das comissões que compõe a Câmara Municipal de Fortaleza para receber pareceres. O projeto deve ser votado ainda neste semestre.

Fábio Tajra

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Evaldo destaca avanços na Educação do Município

Anna Regadas16 abril, 2015

Vereador do PCdoB é o líder do Executivo na CMFor - Foto: Genilson de Lima
Vereador do PCdoB é o líder do Executivo na CMFor – Foto: Genilson de Lima.
O vereador Evaldo Lima (PCdoB), em pronunciamento na sessão ordinária desta quinta-feira, 16, destacou os avanços na educação do Município. O parlamentar anunciou que a Prefeitura de Fortaleza irá realizar concurso público para a contratação de 1679 professores, sendo 940 para pedagogos e 739 para áreas específicas. Evaldo ainda destacou alguns projetos da gestão, como a Academia do Professor e o Colegiado de Líderes.
“Quero aqui lembrar o quanto já se avançou em educação na cidade. Na atual gestão, foram construídas 6 Escolas em tempo integral, que oferecem atividades esportivas e culturais, sendo uma em cada regional. Outro avanço, foi a escolha dos diretores, que é realizada agora através de uma seleção pública, e não por indicação como era na antiga gestão.”, frisou. Segundo o vereador, a prefeitura de Fortaleza, assumiu o compromisso de construir mais 29 Escolas em tempo integral.

Evaldo ainda informou que o município de Fortaleza foi o primeiro a aplicar a lei do piso dos professores integralmente e a conceder o maior aumento, correspondente a 13% aos profissionais da Educação. O vereador destacou também a construção da Academia do Professor, um espaço de capacitação continuada dos profissionais da rede municipal de ensino, com apoio biopsicossocial e atividades de esporte e de lazer. Para o vereador, as conquistas são reflexo de uma gestão democrática.

Fonte: http://wp.cmfor.ce.gov.br/cmfor/evaldo-destaca-avancos-na-educacao-do-municipio



segunda-feira, 13 de abril de 2015

#DicaLegislativa: Educação profissional mudando cenários econômicos e sociais.

Não se pode falar em avanços sociais sem antes oferecer condições para valorização humana.
Por Fábio Tajra.

É dever do Poder Público, independente da esfera administrativa, oferecer condições para o amplo desenvolvimento humano, principalmente em se tratando de garantir qualificação e requalificação profissional nos mais diversos bairros e comunidades, priorizando os mais carentes.

Os municípios que abrigam em sua esfera administrativa órgão especifico para gestão de Recursos Humanos e formação de mão de obra, devem elaborar plano de ação voltado para o oferecimento de cursos de pequena e média duração que representarão em médio  e longo prazo, avanços na estrutura econômica da localidade, bairros ou comunidades. Esta ação poderá formar profissionais aptos ao desenvolvimento de inúmeras atividades gerando emprego e renda.

Caso o município não tenha um órgão especifico o projeto poderá ser gerido pela Secretaria de Educação Municipal que, através de parcerias, poderá criar programa de cursos e elaboração de calendário especifico.

A criação de um Programa Municipal de Educação Profissional gerido pelo município é um ato simples, de custo relativamente baixo que promoverá adequação as exigências de empresas de qualquer porte.

Este projeto pode ser fruto de tramitação legislativa em formato indicativo devendo sua aprovação ser encaminhada ao Poder Executivo.  

#FicaDica.

terça-feira, 7 de abril de 2015

Robert destaca projetos que reduz tempo de espera nas filas dos bancos e supermercados

Anna Regadas 07/04/2015.

'Vereador integra a bancada do PTC na Câmara Municipal - Foto: Genilson de Lima
‘Vereador integra a bancada do PTC na Câmara Municipal – Foto: Genilson de Lima.

Em pronunciamento na manhã desta terça-feira, 7, o vereador Robert Burns (PTC) destacou os projetos de lei, 61/2015 e 62/2015, de sua autoria que visam a redução do tempo de espera nas filas dos bancos e supermercados do município de Fortaleza. O parlamentar pediu o apoio dos pares e ressaltou a importância da iniciativa.
O PL 61/2015, dispõe sobre a obrigatoriedade de funcionamento de 50% dos caixas de supermercados, atacadistas e similares durante qualquer hora do dia. Já o PL 62/2015, dispõe sobre a obrigatoriedade de funcionamento de 50% dos caixas dos bancos, casas lotéricas e correspondentes bancários durante qualquer hora do dia.
Segundo Robert, as empresas têm condições de contratar funcionários suficientes para prestar um atendimento eficaz. “O que vemos muitas vezes é o caixa do supermercado assumir também a função do empacotador. Isso aumenta o tempo de atendimento e ocasiona filas.”, frisou. O vereador defendeu ainda, que em horário de pico, o funcionamento de caixas deve ser de 80%. Caso aprovados, as leis determinam a cassação dos alvarás de funcionamento das empresas que não cumprirem as medidas.
O parlamentar, encerrou sua fala convidando a todos para participar da manifestação, que será realizada no dia 12, contra a corrupção. “Nós temos que apurar o que está acontecendo. O Brasil está quebrado e a tolerância passou do limite. Sou contra o golpe, e aqueles que o defendem é porque não estudaram. Agora temos que ir para as ruas lutar contra a corrupção.”, frisou.



Fonte: http://wp.cmfor.ce.gov.br/