quinta-feira, 31 de julho de 2014

Técnicos de Enfermagem de Aratuba participam do Curso de Assistência de Enfermagem a Paciente Crítico.

JESUS LIMA E WELDER NOGUEIRA FORAM SELECIONADOS PARA PREENCHEREM DUAS DAS OITENTA VAGAS DISPONÍVEIS.



O Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren-CE), por meio do Núcleo de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Enfermagem (Napen), realizou nos dias 25 e 26 de julho, na cidade de Baturité o curso de “Assistência de Enfermagem a Paciente Crítico”.

As aulas foram realizadas no horário de 8h às 18h, no auditório da Câmara Municipal do município de Baturité, na Travessa Cícero Segundo da Costa, 1215. Ao todo foram disponibilizadas 80 vagas para profissionais da Enfermagem (enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem).


Em um mundo cada vez mais globalizado, é importantes que todas as unidades de saúde tenham uma boa infraestrutura e profissionais bem treinados trabalhando na área. Nesse contexto, é vital a busca incansável pela aquisição do conhecimento visando melhorar a qualidade no atendimento as urgências e emergências em uma unidade de saúde.

Penso em ampliar seus conhecimentos, os aratubenses e técnicos de enfermagem Jesus Lima e Welder Nogueira, aproveitaram a oportunidade e concluíram com êxito o curso ofertado pelo Coren-Ce. “Assim que soube do curso, cuidei logo de fazer minha inscrição, essa é uma rica oportunidade ofertada pelo Coren, é muito importante para os profissionais da área da saúde buscar momentos de reciclagem e aprendizagem”, disse Jesus Lima.


quarta-feira, 30 de julho de 2014

Tomaz Holanda inaugura comitê


Alexandre Pereira e Tomaz Holanda

O Lançamento oficial da campanha do deputado Tomaz Holanda (PPS) será realizado neste sábado dia 02 ás 18h na Rua Romeu Martins 198, quase esquina com Av. João Pessoa no Montese, o espaço escolhido pela organização comporta 2000 pessoas que deverão lotar suas dependências, tendo em vista a confirmação de diversas caravanas lideradas por prefeitos, ex- prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças da capital e do interior que apoiam a reeleição de Tomaz Holanda (PPS) a Assembleia Legislativa do Ceara.

O Ex Secretario de Desenvolvimento Econômico do Estado e Presidente Estadual do PPS Alexandre Pereira, assim como Moses Rodrigues candidato a deputado federal pelo PPS que faz "dobradinha" com o estadual em Fortaleza e diversas regiões estado confiram presença. A expectativa agora e quanto à presença de Eunício Oliveira, Roberto Pessoa e Tasso Jereissati ao evento.

Atuação Parlamentar.

Deputado Tomaz Holanda (PPS) em seus mandatos sempre levou a tribuna temas relevantes e propostas visando à melhoria de vida dos cearenses.

Na Assembléia Legislativa do Ceará, Tomaz Holanda apresentou vários Requerimentos importantes e Projetos de lei em diversas áreas como:

Desenvolvimento e sustentabilidade

A Criação do Conselho Estadual de Economia Popular e de propostas que proíbem o uso e a comercialização de madeiras nativas e ameaçadas de extinção.

Habitação e cidadania
O Projeto de Indicação, defendendo que 5% das Unidades do Programa Moradia Popular, construídas pelo Governo do Estado, sejam para pessoas com ou mais de 60 anos.

Recursos Hídricos e convivência com a seca
O Mutirão Emergencial de construção de açudes de médio porte e a criação do Mutirão Pró-Água, através da perfuração de poços tubulares.

Saiba mais,
O deputado Tomaz Holanda (PPS), iniciou sua militância como liderança comunitária e sindical, foi vereador e é pai da vereadora de FortalezaTamara Holanda (PSDC). Atualmente é vice-presidente regional e membro do conselho político nacional do PPS, sendo uma das apostas do partido para as eleições estaduais de 2014."

“A meta do PPS em 2014 é elegermos 03 estaduais e 01 federal e sob a liderança de nosso presidente Alexandre Pereira estamos trabalhando diariamente neste sentido.” Reforça o deputado.


Fonte: Assessoria TH 23123

sexta-feira, 25 de julho de 2014

#MomentoEscolegisUVC Coordenadoria Municipal de Interlocução entre Servidores Municipais e Poder Executivo – COMISERPE.

*Por Fábio Tajra



Órgão responsável pelo gerenciamento institucional das relações dos servidores municipais e o Poderes Executivos

O estado de greve estabelecido por uma categoria ou por diversos grupos de servidores é um direito garantido pela Constituição Federal e é inquestionável desde que seja legitimo e amparado moralmente por reinvindicações sérias e observadas como relevantes.

Infelizmente quem mais sofre com os movimentos grevistas são os munícipes, principalmente os mais carentes. Se observarmos os 184 municípios cearenses podemos constatar que na grande maioria os serviços públicos movem a vida cotidiana da cidade, saúde, educação, programas sociais diversos oferecidos pelos municípios ou em parceira com os demais poderes, são utilizados por praticamente toda população de uma cidade. A paralização parcial destes serviços, mesmo por curto período de tempo, pode ocasionar prejuízos diversos aos cidadãos e a cidade como um todo.

Um mecanismo administrativo que pode minimizar as ocorrências grevistas de um município pode ser criado de forma permanente e pode ser administrativamente ligado ao gabinete prefeitural, estamos falando da Coordenadoria Municipal de Interlocução entre Servidores Municipais e Poder Executivo – COMISERPE.

Objetivo:
1.      Criar mesa permanente de negociações compostas por representantes sindicais, secretários municipais e representantes do gabinete do prefeito (a);

2.      Elaboração de um plano logístico e técnico criando calendário de reuniões, bem como, proporcionar a devida publicidade sobre todas as ações pautadas nas reuniões;

3.      Garantir a aplicabilidade dos acordos e decisões tomadas;

4.      Em caso de greve a coordenadoria assumirá as negociações visando o bom entendimento satisfatório entre as partes, visando minimizar os efeitos nocivos decorrentes do estado de greve.

Quando se estabelece uma relação clara e pautada na realidade dos fatos, pode-se esperar um sentimento de simetria positiva entre Poder Público, servidores municipais e população envolvida o que pode garantir excelência na administração pública.  


*Gestor em Marketing/Técnico Legislativo UVC. 

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Vereador Ivanir aponta necessidade de políticas públicas para juventude

A elaboração de políticas públicas voltadas para os jovens foi evidenciada pelo vereador Ivanir Bernardo (PROS).

Além da iniciativa da criação do Conselho Municipal da Juventude, o Vereador Ivanir Bernardo, quer a participação ativa dos jovens nos debates políticos. As áreas de educação, saúde, cultura, são apontadas como essências pelo tribuno a fim de aumentar e qualificar a participação da juventude na política, e também como meio tornar a juventude produtiva social e culturalmente.

Vereador Ivanir Bernardo e o técnico Herlandson Gomes















O parlamentar esteve conversando na manhã da última segunda-feira (14/07) com o técnico da PMA, Herlandson Gomes, no sentido de agilizar a estruturação do CMJ em território aratubense, ele destacou para nossa redação a importância dos grupos de jovens que estão surgindo com o seu apoio em diversas regiões do município.    

Com a experiência de quem atua em movimentos juvenis, Ivanir entende que estas políticas devem ser fortalecidas no município. Recentemente o edil participou do terceiro encontro com os jovens da Região Fernandes e reuniões de debates com a juventude de outras localidades de Aratuba. “Ações como essas devem ser referendadas pelo legislativo, além da elaboração e inclusão da cidade em outros programas voltados aos jovens”, disse.

Fonte: http://www.aratubaonline.com/ (Walber Lima).

sábado, 19 de julho de 2014

Apoio à população de rua: Tamara propõe criação de programa destinado a atender população de rua

Propositura aguarda manifestação do Prefeito Roberto Claudio



Tamara Holanda
Vereadora Tamara Holanda (PSDC)
Com o objetivo de sugerir um programa de assistência à população de rua do município, a vereadora Tamara Holanda (PSDC) propõe, por meio do projeto de indicação de nº 146/2013, a criação da Coordenadoria Municipal da Integração Popular (CMDIP). A parlamentar explica em sua justificativa que o número de moradores de rua de Fortaleza, avança de forma significativa e que os números crescentes preocupam a sociedade.
“O papel da CMDIP será o de planejar políticas públicas referentes ao atendimento (dos moradores de rua) das suas inúmeras necessidades”, declarou a parlamentar.
De acordo com o documento, através da Coordenadoria Municipal da Integração Popular, o morador de rua receberá atendimento especializado pelos serviços de saúde, inclusão prioritária nos programas habitacionais desenvolvidos pela Habitafor, disponibilizar programas de qualificação profissional para pessoas em situação de risco, entre outros.
O projeto recebeu parecer favorável e aguarda ser apreciado pelo Poder Executivo.
Fonte: cmfor.ce.gov.br

sábado, 12 de julho de 2014

Câmara Municipal de Guaramiranga aprova Projeto de Resolução criando a Sala do Empreendedor Individual

Incentivar o empreendedorismo é dever do Poder Público, seja Executivo ou Legislativo.

Esta máxima tem sido determinante no que se refere ao processo desenvolvimentista municipal e deve ser objeto de planejamento constante das administrações públicas. Propor medidas focadas na educação empreendedora requer dos governos elaboração de políticas públicas especificas ou ainda identificar o que já é executado em outros estados ou municípios.  
Vereador Paulo Cavalcante.

O Vereador Paulo Cavalcante do Município de Guaramiranga procurou a UVC - União do Vereadores e Câmaras do Ceará buscando orientação técnica para composição de um Projeto de Resolução amplamente focado no desenvolvimento de políticas públicas referentes a educação empreendedora e na formalização dos inúmeros profissionais autônomos daquela cidade. 

Na UVC Paulo foi recebido pelo consultor técnico legislativo da entidade Fábio Tajra que prontamente orientou-lhe na composição de uma ação legislativa que levasse os empreendedores individuas até a Casa do Povo de Guaramiranga oferecendo aos mesmo serviço de orientação técnica responsável pela formalização de suas atividades profissionais garantindo aos mesmos direitos básicos para garantia de um presente mais digno e um futuro mais seguro. 

VANTAGENS DE SE FORMALIZAR:

A Lei Complementar nº 128/2008 dá a oportunidade para que o trabalhador informal possa se tornar um Empreendedor Individual (EI) legalizado e usufruir de benefícios, como previdência e acesso a compras públicas. Em outras palavras, o EI é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário, passando a estar acobertado pela legislação e com oportunidade de várias vantagens.

Para isso, é necessário ter um rendimento anual de, no máximo, R$ 60 mil, além de não ter participação em outra empresa como sócio ou titular e ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria. Podem se legalizar aqueles que exercem atividades de comércio, indústria e serviços de natureza não intelectual/sem regulamentação legal, como ambulante, camelô, artesão, costureira, lava-jato, reparação, encanadores, borracheiros etc.

FONTE: http://www.portaldoempreendedor.gov.br/

"Acredito que a Sala do Empreendedor Individual proporcionará todo auxilio aos profissionais autônomos de Guaramiranga que passarão  contar com informação em tempo hábil para sua formalização" - comenta o Vereador Paulo Cavalcante.


segunda-feira, 7 de julho de 2014

#MomentoFicaDica: Sala de aula deve priorizar os estudos

O desenvolvimento intelectual, critico e orientador são ferramentas fundamentais para o desenvolvimento do cidadão além de e interferir diretamente no crescimento da sociedade. A sala de aula é o ambiente adequado para o planejamento de ações e oferecimento de conteúdo próprio para o aprimoramento social.

Como podemos perceber o uso de celulares e outros equipamentos eletrônicos não estão de acordo com os objetivos de desenvolvimento em sala de aula. Porém, os alunos acabam utilizando esses aparelhos e, assim, perdendo o foco e a concentração nos estudos.

Por esse motivo algumas Câmaras no Brasil vem desenvolvendo mecanismos de orientação visando normatiza legislações que venham a inibir o uso desses aparelhos em sala de aula. Através dela, fica proibido o uso de celulares e quaisquer aparelhos de reprodução de áudio e vídeo nas salas de aula da rede de ensino municipal.
Espera-se com esta iniciativa a melhoria do processo de aprendizagem além de garanti condições de ensino mais adequadas para os professores.


Fábio Tajra